Mais atrasada que os reis, só mesmo eu

A primeira publicação do ano é sobre as prendas de Natal.

Lembram-se de ter referido que desta vez fui um pouco ambiciosa demais? Quando dei por mim estava no dia 23 de Dezembro ainda a terminar pormenores e a embrulhar todas as prendas, tanto as caseiras como as “de compra”. Contas feitas, foram dez prendas caseiras que ofereci.

Para os mais pequenos, a minha sobrinha e o primo Lourenço, ofereci a cada um uma tela desenhada e pintada por mim (o desenho em si não é da minha autoria, em ambos os casos foram desenhos que encontrei na Internet e cujos autores desconheço). Na tela do Lourenço acrescentei ainda os seus “dados de nascimento”, ou seja, data, hora, tamanho e peso.

À minha sobrinha, além da tela, ofereci ainda um avental feito por mim, com a preciosa ajuda da minha mãe, pois continua a ser ela a grande mestre de máquina da costura. A ideia surgiu quando, uma vez, ia fazer um bolo e a minha sobrinha, por iniciativa própria, quis ajudar-me (todo o processo demorou o dobro do tempo, mas ela ficou muito contente com a sua participação). Eu vesti um avental e ela, na altura com um anos e nove meses, constatou que não tinha um avental como eu e nesse momento apercebi-me que esta poderia ser uma boa prenda de Natal.

Entretanto, no mês de Dezembro, a fama dos cocós de rena espalhou-se à conta de uma amiga, a Marília, que me pediu a receita. Também eu, esse Natal, fiz e enchi uns frascos, uns para a minha sobrinha oferecer às educadoras e auxiliares da sala dela e outros para oferecer nas minhas prendas de natal.

Por fim, na categoria “prenda revelação do ano” 2016…. (*tambores* turumrumrumrum tum!) as canecas personalizadas/decoradas por mim! Seis canecas decoradas e oferecidas a alguns primos: um informático, uma atleta fitness, uma veterinária (amante de animais no geral mas principalmente de gatos), um super fã de U2, um super fã de Beyoncé e uma jovem empreendedora.

Depois de uma vasta pesquisa sobre a melhor técnica, dos testes feitos (na primeira tentativa o desenho não resistia à lavagem na máquina da loiça) e de toda a pesquisa, selecção de texto/imagem e respectivos testes de desenho (sim, eu não sou uma artista brilhante e como tal tive de treinar primeiro no papel os textos e desenhos pelo menos uma meia dúzia de vezes) avancei para as peças finais.

Durante algumas noites da semana que antecede ao Natal, depois de chegar a casa do trabalho e de jantar, lá estava eu na minha secretária a tentar escrever minimamente a direito numa superfície curvilínea e vidrada, a tentar não tremer as mãos nem cometer erros ortográficos.

Houve ainda um percalço com a caneta que estava a usar, pois, a uma caneca e meia do fim, deixou de funcionar correctamente. Não entendi bem o que se passou com o bico, mas acho que se terá desencaixado e por isso escorria tinta em excesso de cada vez que a pressionava. Porém lá consegui contornar a situação ao estilo “pena e boião de tinta”: fazia uma poça de tinta numa folha e depois molhava a caneta para conseguir escrever (com pouquíssima pressão, caso contrário lá descia mais um borrão de tinta).

Acabados os desenhos, deixei secar durante 24 horas e depois levei ao forno. Passado o tempo de “cozedura”, desliguei o forno e deixei as canecas arrefecerem no seu interior. Et voilá!


(e do outro lado das 3 canecas de cima)

Agora só me resta saber se, após as lavagens sucessivas, os desenhos se mantêm em condições (mesmo depois do teste inicial ter sido bem sucedido). Por via das dúvidas fui avisando os destinatários que, caso os desenhos comecem a desvanecer, eu não me importo de retocar, fazer um furo no fundo e devolver com uma planta, passando assim a servir de vaso 😀

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s