Outono, abóboras e bolachas

Quando chega o Outono e, mais concretamente, do Dia de Ação de Graças (talvez mais conhecido por Thanksgiving) a página dos feeds da minha conta no Pinterest enche-se de tons de laranja, vermelho e castanho, artesanatos com folhas secas de árvores, perus, tartes e abóboras. Foi então que numa das minhas “buscas por inspiração” perto desta data, no ano passado, encontrei lá uma receita de bolachas de abóbora, aveia e pepitas de chocolate com um óptimo aspecto.

Como, por algum motivo, ainda não a tinha partilhado aqui, achei que podia ir buscar esta caseirísse ao “baú”, uma vez que nos encontramos em vésperas de Dia de Acção de Graças.

Em Dezembro/Janeiro, quando as abóboras chegaram lá a casa decidi então experimentar a tal receita. No que concerne o aspecto, devo dizer que as minhas ficaram aquém da imagem que acompanhava a receita, mas estavam bem saborosas.

E ainda consegui arrecadar um “da próxima vez que fizeres estas bolachas diz-me, que eu compro amendoins para misturares na massa e assim ficam a 100%” por parte do meu pai, o que até é um bom elogio, partindo do princípio que ficaram boas o suficiente para repetir.

E assim deixei duas notas mentais para a próxima vez que fizer estas bolachas:
– juntar amendoins;
– a textura e consistência são as ideais para quem gosta de bolachas e biscoitos mais moles. No meu caso, que prefiro mais rijos e crocantes, talvez terei de alterar o tempo de cozedura no forno ou as quantidades de ingredientes secos.

2 + 1/2 chávenas de farinha
1 + 1/2 chávenas de aveia
1 colher de chá de fermento
3/4 colher de chá de sal
1 + 3/4 colher de chá de canela
1/4 colher de chá de noz moscada
1/4 colher de chá de gengibre
1 chávena de manteiga
1 + 1/3 chávena de açúcar
1 Ovo
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 chávena de polpa de abóbora
1 chávena de pepitas de chocolate

Numa tigela juntar os ingredientes secos: o açúcar, a aveia, a farinha, o fermento, o sal, a canela, a noz moscada e o gengibre. Depois de bem mexido adicionar a manteiga, a polpa de abóbora previamente cozida, escorrida e já à temperatura ambiente, os ovos e o extracto de baunilha.

Por fim, adicionar as pepitas de chocolate, retirar pequenas porções da massa e dispor em “montinhos” num tabuleiro forrado com papel vegetal, colocando no forno (já aquecido a 275ºC) durante cerca de 15-20 minutos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s