Risoto, curgetes e ovos escalfados

Como já tinha contado numa publicação anterior, regressei à cozinha nos dias de férias que tirei entre o natal e o ano novo e aproveitei para experimentar uma receita que há muito já tinha marcado num livro que me ofereceram. Não sei se também têm este hábito mas, de tempos a tempos, gosto de folhear os livros de receitas de culinária e marcar com um pedaço de papel as receitas que, eventualmente, gostaria de experimentar.

Assim, peguei no livro “Cozinha para dias felizes”, da Isabel Zibaia Rafael, já com as várias receitas marcadas, e decidi experimentar para o jantar desse dia o risoto de curgete com ovo escalfado.

Na casa dos meus pais o risoto teve um longo processo de aceitação. A ideia de comer arroz sem um bife ou uma posta de peixe foi a maior entrave, mas ainda assim consegui levar a experiência para a frente, com um risoto de camarão e cogumelos.

Tenho a certeza que se o Gordon Ramsay o tivesse provado teria mandado tudo fora por não estar no ponto (duvido que na minha pouca experiência de risotos tenha acertado logo à primeira) mas ainda assim arrecadei um boa avaliação do júri cá de casa (leia-se pai e mãe). A partir daí os risotos tiveram carta branca para sair do fogão para a mesa, até mesmo o risoto com curgete e ovos escalfados.

350 g de arroz para risoto
1 cebola pequena picada (originalmente seriam 2 chalotas)
1 dl de azeite
1 dl de vinho branco
300 g de curgete ralada com a casca
9 dl de caldo de legumes
1 colher de sopa de manteiga sem sal
1 a 2 ovos escalfados por pessoa
queijo ralado q.b. (não estava na receita originalmente)
sal, pimenta e cebolinho picado q.b.

Numa frigideira grande refoguei a cebola e o azeite. Adicionei o arroz e fui mexendo para fritar um pouco, juntando depois o vinho.

Acrescentei a curgete ralada, o sal e aos poucos fui adicionando o caldo de legumes, consoante a necessidade, em lume brando.

Enquanto o arroz terminava de cozinhar, escalfei os ovos à parte num tacho.

Por fim, retirei o arroz do lume, juntei a manteiga e o queijo ralado e, após mexer bem, servi com os ovos escalfados, o cebolinho picado e a pimenta moída.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s