Fitas para Portugal, fitas para Espanha e surpresas em Pamplona

Holla niñas y niños!! Desculpem-me se o meu espanhol não é muito melhor do que isto mas este fim de semana estive em terras de nuestros hermanos e ainda venho um pouquito contagiada. E porquê Espanha? Porque este foi o último ano da Mariana na Universidad de Navarra e, portanto, na sexta-feira partimos todos numa grande excursão de família e amigos (com direito a carrinhas com malas no tejadilho e tudo) para celebrar com ela o fim do curso e aplaudir com muita força no momento da entrega dos diplomas.

No ano em que a Mariana fez erasmus em Lisboa eu era finalista do meu curso e numa das muitas viagens de comboio que fazíamos juntas entreguei-lhe uma fita para que ela e a irmã pudessem escrever. Foi nesse momento que me contou que em Espanha não têm bênção nem queima das fitas e que, de certa forma, era uma pena.

Por isso, quando a mãe dela, este ano, fez-nos o convite (a mim e à Sofia) para a surpreendermos com a nossa ida a Pamplona lembrei-me, quase instantaneamente, que uma boa prenda (e surpresa extra) seria uma pasta da faculdade onde fez erasmus, recheada com as fitas dos familiares e amigos que, directa ou indirectamente, fizeram parte desta sua grande aventura.

Já seria de esperar que a minha fita seria pintada, e quando a terminei notei que estava a faltar um pequeno pormenor: a assinatura. Assim, a primeira fita pintada com a assinatura Carolina Caseirinha foi a da Mariana, e todas as que surgiram (e que ainda surgirão) depois desta também foram (ou serão) assinadas. Para os finalista cá em Portugal tive outros 3 pedidos para pintar fitas, que por serem anteriores à fita da Mariana não foram assinadas, mas deram-me igualmente uma tremenda satisfação ao pintá-las (espero honestamente não ter desiludido ninguém!). Sobretudo quando duas delas chegaram pelo correio e no destinatário lia-se claramente “Para: Carolina Caseirinha” 😀





Sobre Pamplona, por aquilo que os meus olhos de turista de fim de semana viram, tenho a dizer que é um sítio lindíssimo e muito bem arranjado. Os prédios conferem à cidade um tom quente por serem maioritariamente “revestidos de tijolinhos” e em quase todos eles encontramos pelo menos uma varanda carregada de flores.

Durante a tarde de Sábado, em que saímos efectivamente para passear, as ruas, praças e jardins estavam repletos de pessoas, que tal como nós saíram a rua para aproveitar o bom tempo para passear, conviver ou simplesmente apanhar sol. E se por vezes nos distraiamos com as fotografias, com a conversa ou simplesmente com a paisagem,  acabávamos por levar uma “buzinadela” das campainhas das muitas bicicletas de pessoas que percorrem as ruas da cidade desta forma.

No percurso até Pamplona achei uma certa piada à variedade das paisagens que fomos atravessado pelas várias províncias, mesmo não entrando nas localidades. Ao passarmos a fronteira Portugal/Espanha, perto de Elvas, encontramos algo muito parecido ao nosso Alentejo com tons de amarelos e árvores do tipo sobreiros e carvalhos. Depois transitamos para uma espécie de Alentejo plantado onde as árvores são substituídas por longas plantações mantendo os tons amarelos e passando os verdes as ser mais “rasteiros”.

Aos poucos vamos passando por terras menos amarelas e mais verdes, com árvores mais ao “estilo” dos eucaliptos e dos pinheiros, até que entramos em terras mais altas onde o tipo de árvores já não conseguia identificar por se encontrarem cada vez mais longe. Até que entramos na zona do país Basco (não tenho bem a certeza, mas penso que tenha sido aí, pois já íamos completamente distraídas com a conversa e nem me passou pela cabeça “sacar” da máquina fotográfica nesse preciso momento) parece que estamos num cenário ao estilo do Senhor dos Anéis, cercados de montanhas tão altas que percebemos facilmente que as zonas de pedra que não têm vegetação ficam cobertas de neve no Inverno.

A minha única contestação relativamente ao percurso foi só mesmo a fronteira: então não é que entramos e saímos de Portugal e quase nem damos por isso. Devia haver algo mais do que uma simples placa azul para assinalar a fronteira, só isso 😉

2 thoughts on “Fitas para Portugal, fitas para Espanha e surpresas em Pamplona

  1. Aiiiiiiií que post tão Querido! Gostei tanto da vossa vinda surpresa Carolina e as fitas, meu Deus, o o berreiro que foram aquelas fitas! Tão bonitas e tão comoventes e os teus desenhos tão bem feitos! Que artista e que prima mais querida 😉
    As tuas fotos ficaram mesmo boas! e eu a pensar que nós iríamos estragá-las xP…foste uma artista na adversidade das nossas parvoíces,

    p.s- e o fim-de-semana já está aí e com festa à vista 😀 por isso bora lá combinar coisitas x)!!!
    Não me canso de ver este blog 😀

    • Fico super feliz por teres gostado. E por te termos surpreendido 😉 Quanto as fotos, essas que te referes ficam reservadas para nos rirmos todas juntas num ambiente não tão público ;P

Deixe uma Resposta

