Pão do Vaticano – A história

Há uns tempos atrás relatei a minha aventura com o Pão do Vaticano: uma espécie de pão doce que começa com uma porção de massa que alguém nos entrega e que, depois de seguirmos passo a passo a receita durante quase uma semana, dividimos também em porções para dar a outros e cozinhamos a nossa porção. Nessa altura andei a pesquisar pela Internet qual seria a história ou origem desta receita, que quase parece uma daquelas correntes dos e-mails, mas da pesquisa resultou muito pouco.

Nos últimos dias de Março a Isabel comentou, nessa mesma publicação, que a receita era muito parecida com o Bolo do Padre Pio. Assim dei início a uma nova pesquisa, desta vez procurando a história do Bolo do Padre Pio, e de tudo o que li a explicação Na Cozinha da Margo foi a que me pareceu mais completa:

«O Bolo da Fortuna ou Bolo do Padre Pio é muito antigo, mais de século de existência. Às vezes pode ser confundido com o bolo da sorte dos Três Reis Magos, que também leva na mistura frutas cristalizadas.  Dizem que tudo começou com um pedaço de  fermento amassado pelo próprio Padre Pio (capuchinho italiano, que acabou virando santo pelas  curas que fazia). Essa receita foi correndo o mundo e acabou caindo de paraquedas no Brasil, por algum imigrante ou descendente europeu e popularizou-se, principalmente pelo sentido religioso. Então a ideia era uma “corrente” para ir alimentando e compartilhando esse fermento com as pessoas as quais você desejava boa sorte. Com a parte que você ganharia, era feito um bolo com uma fermentação natural ao longo de 3 dias! Depois disso, a preparação do bolo renderia mais 7 dias. Usar batedeira? Nem pensar. Como os ingredientes iniciais são sempre açúcar e farinha, nunca se estragava.»

Entretanto, no fim de semana passado, recebi um novo comentário, desta vez da Maria, partilhando uma receita, de forma que quem não possua a massa “de base” possa dar início a uma corrente de partilha também.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s