Uma aventura com avelãs

Já alguma vez tiraram a pela das avelãs? Eu não… Até ontem.

Esta semana comprei um pacote de avelãs no supermercado para petiscar, mas havia ali qualquer coisa que não estava a 100% e pensei “no Sábado, que tenho mais tempo, tiro a pele das avelãs e levo ao forno para ficarem torradas”. Nunca tinha tirado a pele das avelãs, mas se nas amêndoas é só deixar uns minutos em água muito quente e a pele sai com grande facilidade, achei que nas avelãs a lógica seria a mesma. Enganei-me.

Meti metade das avelã dentro de uma tigela com água a ferver e uns minutos depois tirei uma, apertei com os dedos, tal como faço com as amêndoas, e na pele não se mexeu. Estava meio mole mas não saia. Então comecei a esfregar com mais força e lá começaram a saltar uns bocadinhos. Passados 15 minutos fui buscar uma faca, pois se continuasse a usar o mesmo método ia acabar com as unhas e as pontas dos dedos gastas.

Faltava só tirar a pele a uma dúzia de avelãs (da metade do pacote que coloquei na tigela) e já tinham passado 40 minutos. “Caramba, já não tiro mais peles. Vai com pele para o forno e pronto!”, pensei eu. Aparentemente, assim é mais difícil tirar a pele das avelãs do que das amêndoas.

Coloquei as avelãs sem casca, a dúzia que estava ainda de molho na tigela e a metade do pacote (que nunca chegou a mergulhar na água a ferver) num tabuleiro e levei durante uns minutos ao forno. Quando retirei do forno a pele das avelãs tinha largado e ao esfregar saltava com uma facilidade muito semelhante à da pele das castanhas assadas nas brasas. E assim, em 10 minutos as peles estavam todas separadas das avelãs. Ou quase todas. Algumas ficaram ainda agarradas mas este método provou ser muito mais eficaz que o primeiro.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s