Ena pá, que já não escrevo há muito…

Desde o dia em que a sobrinha fez dois meses e que saíram do forno as pizzas caseiras, já passaram uns bons dias, e nesse espaço temporal houve um pequeno desentendimento com as minhas tecnologias e redes sociais (parece que decidiram fazer greve e deixaram de funcionar como seria suposto), o Dia da Mulher, o dia em que fui ao yoga, o Dia do Pai e o dia de boas vindas à Primavera.

Por ordem. No Domingo dia 8 Março, celebrou-se um pouco por todo o mundo o Dia da Mulher. Houve referências nas redes sociais, nos telejornais e por onde passei as ruas estavam “apinhadas” de gente, talvez não só pela comemoração do dia, mas porque homens, mulheres e crianças foram brindadas com um rico dia de sol e temperaturas agradáveis.

Também eu saí à rua e desfrutei o maravilhoso dia solarengo acompanhada de algumas amigas. Não foi fácil arranjar mesa para 5, sobretudo numa explanada, mas lá conseguimos e acabei por almoçar uma bela travessa de choco frito, acompanhado com arroz de tomate. Eu sei, não fui eu que o confeccionei e por isso não é da Carolina Caseirinha, mas não resisto em partilhar porque estava simplesmente delicioso e há muito que não comia um choco frito (que não o da minha mãe) tão bom.

Depois do almoço, seguimos para a Casa da Baía de Setúbal, logo “ali ao lado”. Íamos para o lançamento dos Pastéis de Ginja da Confeitaria S. Julião, mas já não apanhámos o discurso inicial, por isso acabamos por provar os pastéis, degustar o licor Conheço-te de Ginjeira da Lima Fortuna (com o qual são feitos os pastéis) e desfrutar da maravilhosa temperatura que se fazia sentir no pátio da Casa da Baía.

*fotografia da Lima Fortuna

Exactamente uma semana depois, aceitei um desafio já há muito lançado pela Sofia: experimentar uma aula de yoga no Yoga Bliss. Nessa manhã, também solarenga, levantei-me preparei um prato de aveia simples (aveia cozida em leite, misturando um pouquinho de açúcar no final), bebi um café e lá fomos esticar o esqueleto, juntamente com a Joana.

Gostei. Aliás, correu melhor do que imaginava na minha cabeça. Não fui tão pouco flexível, descoordenada e pouco equilibrada como esperava e, no final, depois do estica-respira-descontrai todo senti-me relaxada. Com tanto sentimento de bem estar e sem stress, apeteceu-me um petisco fresco e saudável para essa tarde e assim aproveitei para fazer algo que há muito andava na minha lista de “a experimentar”: rodelas de tomate e queijo fresco, com vinagre balsâmico, pimenta e orégãos.

Bem… Claramente que não sou a melhor “arquitecta alimentar” e no espaço de um minuto a minha “torre” de queijo e tomate passou de direita, a uma espécie de super inclinada torre de Pisa e logo a seguir passou a uma simples ruína de pós-terramoto. Mas devo dizer que soube muito bem e incrivelmente guloso  (mesmo tratando-se de um petisco saudável).

E veio o Dia do Pai. Houve prendinha e jantar em família, mas nada muito caseiro da minha parte, essencialmente porque foi a meio da semana e à hora que cheguei do trabalho não deu tempo para fazer muito mais que sentar logo à mesa para jantar.

E entrámos na Primavera. Foi com o convívio primaveril na Box 1RM, do qual fez parte não só o exercício físico como a “paparoca”, que saudei esta estação. Em Dezembro, quando houve um outro evento lá na box, arrisquei adaptar a receita das curgetes recheadas para folhados e a coisa correu bem (quase que nem iam chegando à mesa, porque por onde o prato passava iam desaparecendo folhados, um a um). Por isso, às 2:30h da manhã (ou será mais correcto dizer da madrugada?) de Sábado lá estava eu de roda do fogão, a preparar o recheio que iria colocar na massa folhada quando acordasse às 8:00h para os meter no forno (isto porque da última vez calculei mal o timing das coisas e assim sabia que os teria prontos quanto saísse de casa).

Como contei de início, as minhas tecnologias parecem não querer colaborar comigo e, como tal, acabei por não fotografar nem o durante, nem o depois, mas fica já prometido que, da próxima vez que os folhados de farinheira saírem do forno, partilho a receita.

Entretanto ficou um aroma fantástico por toda a casa durante o resto dia 🙂

Deixe uma Resposta

