2 meses e uma lembrança dos dias quentes de Verão

No passado fim de semana houve movimento na cozinha. No Sábado a minha sobrinha fez 2 meses e para celebrarmos fiz um pudim trapalhão, uma espécie de bolo pudim super rápido e fácil. A receita é daquelas que não tem nada que enganar e o “processo” é óptimo para quem tem bebés a dormir no momento da confecção, pois a batedeira é facilmente substituída por um batedor de varas (que foi exactamente o que me aconteceu).

6 ovos
6 dl de leite
300 g de açúcar
80 g de manteiga derretida
200 g de farinha

Numa tigela fui adicionando os ingredientes e mexendo sempre entre cada adição. Levei ao forno numa forma “do buraco”, previamente untada e polvilhada com farinha.

Depois no Domingo, e para compensar a minha ausência na cozinha ultimamente, voltei à carga “voluntariando-me” para fazer o jantar.

Os jantares de domingo têm, por cá, uma filosofia: devem ser uma refeição que dê para esse mesmo dia e o almoço do dia seguinte. Ou seja, ao domingo a minha mãe faz um jantar mais trabalhoso, uma vez que tem mais tempo para o confeccionar do que durante a semana, e faz em quantidade suficiente para não ter de se preocupar logo em seguida com o que fazer para o almoço de segunda-feira.

Como estes jantares de Domingo costumam ser sempre assados no forno (lombo assado, peru assado, frango com limão no forno…) quis fazer algo que saísse desta rotina e lembrei-me das pizzas caseiras que fiz no verão. Desde então nunca mais as voltei a fazer e tinham corrido tão bem! E também são feitas no forno, o que significa que consigo fugir aos habituais jantares de Domingo mantendo ainda algo que já é típico dos jantares de Domingo.

Além disso, deu para ir lanchar ao Alegro de Setúbal com a mãe, a mana e a sobrinha, pois programei a “máquina do pão” para amassar durante a nossa ausência e, tal como nos outros jantares de Domingo, no dia seguinte ainda levei pizza para o almoço.

Para a massa e molho de tomate usei a receita da última vez e por cima coloquei:

– bacon, rodelas de cebola, milho, azeitonas, queijo ralado e orégãos;

– atum, cebola, milho, azeitonas, queijo ralado e orégãos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s