Um Santo Natal, meu amigo blogger secreto!

A Raquel do Amor Às Camadas convidou-me a participar no desafio Amigo Blogger Secreto, que o Da Nossa Cozinha lançou, e eu aceitei.  No dia 7, houve o sorteio e fiquei a conhecer o blog Partilhando Sabores e Receitas, ao qual teria de dedicar uma receita hoje.

Como não conhecia o meu amigo blogger secreto, fui investigar um pouco e fiquei deliciada com as receitas e fotografias que as acompanham. De fazer crescer água na boca, como se costuma dizer.

“A descoberta de novos sabores e as receitas tradicionais (que foram transmitidas pela minha mãe, uma cozinheira de mão cheia), foram o mote para a criação do blog Partilhando Sabores e Receitas”. Ao ler esta introdução do blog percebi de imediato que a receita que iria fazer teria de estar relacionada com a cozinha portuguesa, mas não queria algo demasiado óbvio como um cozido à portuguesa ou migas.

Andei então à procura de ideias pelos meus livros e enquanto desfolhava o “Cozinha para Dias Felizes” a página 151 despertou a minha atenção: Courgette recheada com farinheira. Já contei aqui que desenvolvi, recentemente, uma paixão por courgette e sendo os enchidos um produto tipicamente português (tenho quase a certeza que o Zé Povinho acompanharia os seus copos de tinto com uma bela fatia de pão com presunto, ou chouriço 😛 ), tinha acabado de encontrar a receita que me pareceu ideal para dedicar ao meu amigo blogger secreto.

Foi então no sábado passado que fiz para o jantar sopa de cebola e as courgettes recheadas. Eu não sou muito fã de enchidos, mas tenho a dizer que estava deliciosamente guloso este jantar.

Sopa de cebola
(talvez não seja tipicamente portuguesa, mas em tempos de crise – pela qual já somos tão conhecidos – esta sai bem em conta)

3 Batatas
3 Cebola
Azeite qb
Água e sal

Numa panela com água, coloquei as batatas e as cebolas descascadas e cortadas em cubos. Quando as batatas ficaram cozidas, juntei um pouco de azeite triturei com a varinha mágica até ficar em creme.

Courgettes recheadas com farinheira
(na receita original as quantidades servem 4 pessoas, mas como desta vez estava a fazer jantar para duas utilizei as quantidades em baixo)

1 courgette
1 cebola (deveriam ser chalotas)
1 tomate
0,5 dl de azeite
1 farinheira
1 ovo
salsa picada
sal e pimenta
1 colher de sopa de pão ralado
1 colheres de sopa de queijo ralado

Cortei as courgettes ao meio e com uma colher retirei o interior das mesmas. Numa frigideira refoguei a cebola com o azeite e juntei depois o “miolo” da courgette picado. Alguns minutos depois adicionei o tomate, sem pele, a farinheira sem pele e cortada em rodelas, a salsa e temperei com sal e pimenta. Por fim, juntei o ovo batido e quanto este ficou cozinhado retirei o preparado do lume.

Numa tigela a parte, misturei o pão ralado e o queijo. Coloquei as courgettes cortadas num tabuleiro, preenchias com o recheio, cobri com a mistura do pão com o queijo e coloquei no forno durante cerca de 30 minutos.

Deixe uma Resposta

