Aveia preguiçosa

Pequeno almoço. Dizem que é a refeição mais importante do dia e eu nunca dispenso o meu. De Segunda a Sexta-feira não existe uma grande ciência à volta dos meus pequenos almoços: uma fatia de pão caseiro torrado (umas vezes com manteiga, outras sem) com uma chávena de café. Mas hoje saí da rotina.

A Mariana esteve cá no fim de semana passado e, em modo conversa puxa conversa também com a Sofia, acabamos por falar de aveia. A minha primeira experiência com aveia (as bolachas que compro no supermercado não contam) aconteceu no Natal passado, mais precisamente no dia 24, em que fiz bolachas de aveia e côco e bolachas de aveia e laranja para oferecer (com etiquetas “Carolina Caseirinha” e tudo!).

Pensava eu que a aveia era mais uma daquelas coisas que estavam “na moda”, como as sementes de tudo e mais alguma coisa, os batidos e sumos saudáveis, mas estava errada. Segundo a minha mãe, a minha avó fazia muitas vezes aveia com leite, canela e casca de limão.

Durante a conversa com a Mariana e a Sofia lembrei-me que ainda tinha aveia em casa e que, mais dia menos dia, teria de a consumir para não se estragar. Desde que encontrei uma receita de overnight oats – aveia preparada na véspera – com óptimo aspecto que este tem sido o modo como mais tenho comido aveia (não que coma todas as semanas, mas uma vez por outra lá me lembro).

Por isso ontem, antes de me deitar, preparei tudo para hoje poder desfrutar de um pequeno almoço preguiçoso: aveia com sementes de linhaça e iogurte, acompanhada de uma chávena de café.

Ingredientes:
4 ou 5 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa e meia de  sementes de linhaça
1 iogurte aroma de pêssego
2 colheres de sopa de leite
Leite q.b.

De véspera, misturei num recipiente a aveia, as sementes, o iogurte e as 2 colheres de leite, tapei e coloquei-o no frigorífico. No dia seguinte retirei do frio e juntei mais um pouco de leite até que ficasse com a consistência do meu agrado.

A receita original já não me recordo qual era, pois nas minhas overnight oats acabo sempre por utilizar medidas “a olho” e por aproveitar os ingredientes que já tenho em casa. Por exemplo, outras combinações que fiz foram aveia, sementes de linhaça, iogurte grego e extracto de baunilha ou em, vez deste último, canela em pó.

2 thoughts on “Aveia preguiçosa

  1. Com canela e limão são tão boas! Sabem a arroz doce e combinam muito bem com dias chuvosos de Outono/Inverno 🙂

  2. OH YEAH! Estou na internet! 😀 opa adoro! eu também vou ver se faço que tenho os iogurtes quase fora de validade (e a aveia tb ali paradinha) e dps coloco a foto! Sou tal como tu Carol tb adoro a minha combinação matinal torradinha (doce/manteiga)+café com leite, mas às vezes temos que tentar ser saudáveis 😛 beijinho

    p.s- adorei o facto da tua avó fazer papas com canela e limão, que giro! 🙂

Deixe uma Resposta

