Um fim de semana, um doce e um salgado

Entrámos em Setembro. Veio, como habitualmente, a Festas das Vindimas e tive vontade de fazer bolachas ou outra receita que levasse “pinga” para ir de encontro ao tema. Para ser sincera, acabei por não fazer nenhuma das duas porque semana das vindimas é sempre agitada com períodos de sono completamente diferentes aos habituais. Para me redimir, este fim de semana voltei à cozinha.

No Sábado tive uma reunião de catequistas, com almoço partilhado, para prepararmos as actividades do ano e para preparar o almoço na noite anterior teria de optar por algo rápido e fácil. Assim decidi fazer a tarte de maçã, canela e leite condensado do Amor às Camadas (que podem ver aqui). Cheguei do trabalho, cortei as maçãs, estiquei a massa, misturei tudo o que era para misturar e em 10 minutos tinha a tarte no forno e lá a deixei enquanto jantava e depois enquanto arrumava a cozinha (que também não tinha muito para arrumar).

Entretanto, para Domingo, a minha mãe pediu-me que fizesse uma quiche para levar a um lanche ajantarado, e lá regressei à massa folhada mais uma vez. Apesar da receita constar no caderno das receitas, o mais habitual é fazer as quiches sempre “a olho” e quanto à escolha do recheio, regra geral, opto por “usar o que há no frigorífico”. Por isso desta vez utilizei:

1 embalagem de massa folhada (em formato redondo e já esticada)
200 ml de natas
4 ovos inteiros
1 colher de sopa de azeite
1 courgette pequena
1 cenoura
1 alho francês (parte branca)
1 lata de cogumelos
nós moscada
pimenta
sal

Numa frigideira coloquei o azeite, a cenoura e a courgette fatiada, o alho francês às rodelas e os cogumelos. Enquanto esperava que os legumes cozinhassem, forrei a forma com a massa folhada (aproveitando o papel vegetal em que vem enrolada, para depois desenformar mais facilmente), bati os ovos e as natas numa tigela e temperei com sal, pimenta e nós moscada a gosto. Por fim juntei os legumes já cozinhados na tigela, dei duas ou três voltas com um garfo para juntar tudo, verti a mistura na forma e foi ao forno durante uns 30 minuto (talvez tenha sido um pouco mais).

Passo 1, 2 e 3 da tarte e a quiche

Passo 1, 2 e 3 da tarte e a quiche

Anúncios

2 thoughts on “Um fim de semana, um doce e um salgado

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s