Carolina também costureirinha

Na terça-feira, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, foi também o dia do meu primeiro contacto (à séria!) com a máquina de costura. Ao longo do meu quase quarto de século ouvi (e oiço) com alguma frequência a expressão “com a tua idade eu já sabia/fazia…” e, certamente, já a terei ouvido rematada com o assunto da costura. Ora com a minha idade a minha mãe já sabia coser, tal como a minha avó e a mãe dela e assim por aí adiante.

A ideia de aprender a coser com máquina não é de agora. Quando acabei a tese no Verão passado, e enquanto aguardava que me chamassem para a defender, elaborei uma lista de coisas que queria/precisava fazer, mas que não tinham grande urgência (sim, há sempre algo por fazer). E lá coloquei a minha intenção de aprender a costurar com máquina, na forma de um puxa-sacos.
Quase um ano depois, e aproveitando o feriado do 10 de Junho, avancei com este projecto para a frente. Segui passo a passo as indicações da mãe e lá comecei com os alinhavos.

Depois passei para a máquina: levanta patilha daqui, coloca linha ali, passa a linha acolá, de pé descalço e muito a medo lá carreguei no pedal. Nesta fase consigo por a minha mãe a chorar com tanto rir à conta da minha reacção: eu cheia de cuidado a carregar levemente no pedal e, de um momento para o outro, a máquina solta uma rajada de pontos e eu um grito.


O passo seguinte foi tirar os alinhavos e esta foi a parte mais chata. Isto porque a minha falta de experiência fez com que a costura da máquina passasse umas quantas vezes por cima do alinhavo, e por esta razão levei mais tempo para tirar o alinhavo que propriamente a coser…

Com os pontos todos rematados, apertei as “bocas” do puxa-sacos com umas fitas e o resultado final até me pareceu bem. Sei que não ficou ao nível de uma artesã de feiras regionais, mas para primeira tentativa serve bem o seu propósito.

Deixe uma Resposta

